Bicicleta conectada à internet pode ajudar a melhorar o trânsito
Postado em Cidades Sustentáveis em 15/09/2017 às 10h05 por Redação EcoD
Não são só as montadoras de carros que estão explorando a era da internet das coisas. A chinesa Mobike, que opera quase sete milhões de bicicletas compartilhadas em 160 cidades, anunciou nesta semana uma "smartbike" que se conecta à internet. O modelo, que deve chegar primeiro aos Estados Unidos, poderá fornecer dados de localização, manutenção e até de desempenho do usuário.

Leia +
[ASSISTA] ONU lança documentário ?Guarani e Kaiowá: pelo direito de viver no Tekoha?
Postado em Economia e Política em 13/09/2017 às 12h50 por Redação EcoD
Em 2017, a Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas completa 10 anos. Para contar um pouco sobre a situação dessas populações, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) visitou a Reserva Indígena de Dourados e diversas aldeias do estado de Mato Grosso do Sul. Foram mais de mil quilômetros percorridos durante cinco dias para a produção do documentário.

Leia +
Ameaçadas de extinção, aves limícolas possuem três rotas no Brasil
Postado em Biodiversidade em 06/09/2017 às 10h31 por Redação EcoD
Neste 6 de setembro, dia dedicado a essas aves migratórias, especialistas alertam para a proteção das espécies ameaçadas de extinção.

Leia +
Famílias do Semiárido podem ter 50 dias de água potável com doação de R$ 30
Postado em Água em 04/09/2017 às 11h18 por Redação EcoD
Aqui no EcoD nós já contamos algumas vezes a história de Anna Beserra, jovem baiana que criou a startup socioambiental Safe Drinking Water For All - SDW (Água Potável Para Todos), cujo o projeto consiste em levar água potável para famílias brasileiras que sofrem com a escassez do recurso. A iniciativa é tão promissora que a estudante de 19 anos, que cursa Biotecnologia na Universidade Federal da Bahia, já até representou o Brasil nos Estados Unidos em um evento para empreendedores no MIT, uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo. Agora, a SDW lança uma campanha de financiamento coletivo para levar a tecnologia Aqualuz para famílias do Semiárido.

Leia +
Número de cidades que utilizam lixões aumenta pela primeira vez desde à implantação da Política de Resíduos Sólidos
Postado em Economia e Política em 31/08/2017 às 12h47 por Redação EcoD
Um total de 1.559 municípios brasileiros (quase 30% do total) recorreram aos lixões a céu aberto em 2016, o que significa que pela primeira vez em sete anos, desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), houve aumento quanto à utilização dessas estruturas deficitárias. Os dados constam do estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2016, divulgado na terça-feira, 29 de agosto, pela Associação Brasileiras das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Leia +
O Portal EcoD é um projeto do Instituto EcoDesenvolvimento - O conteúdo está sob uma licença Creative Commons CC
Desenvolvido pela 220i | versão tradicional | versão mobile