Cidades costeiras são mais vulneráveis a mudanças do clima
Postado em Mudanças Climáticas em 05/06/2017 às 10h33 por Redação EcoD
As cidades brasileiras situadas em zonas costeiras são mais vulneráveis às mudanças climáticas, em especial ao aumento do nível do mar, mas também a eventos como fortes chuvas, tempestades, inundações e erosão costeira, que causa destruição e impactos à infraestrutura desses municípios. O dado consta do relatório especial Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas, que o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) divulga nesta segunda-feira, 5 de junho, no Rio de Janeiro.

Leia +
Depois de anunciar saída do Acordo de Paris, Trump enfrenta reações da comunidade internacional
Postado em Economia e Política em 02/06/2017 às 09h55 por Redação EcoD
O Acordo de Paris prevê que todos os signatários ? 195 países, incluindo o Brasil ? terão metas para reduzir a emissão de carbono, causador das mudanças climáticas. No caso americano, o objetivo era chegar a 2025 emitindo algo entre 26% e 28% menos do que os níveis registrados em 2005.

Leia +
O primeiro campo de refugiados do mundo a funcionar com energia limpa
Postado em Energia em 31/05/2017 às 12h10 por Redação EcoD
O campo de refugiados de Azraq, na Jordânia, é o primeiro no mundo a ser abastecido com fontes de energia renováveis. O feito é fruto de uma parceria entre a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e a Fundação Ikea, que disponibilizou 8,75 milhões de euros para a construção de uma usina solar de dois megawatts. A central foi inaugurada em 17 de maio pelo organismo da ONU e beneficiará 20 mil refugiados.

Leia +
Bateria produz energia capturando nitrogênio do ar
Postado em Ciência e Tecnologia em 30/05/2017 às 10h12 por Redação EcoD
O nitrogênio é o gás mais abundante na atmosfera da Terra, o que o torna uma opção atraente como fonte de energia renovável. Contudo, tem sido um desafio transformar a energia química das triplas ligações de suas moléculas em eletricidade - sob condições normais, essas moléculas não se quebram facilmente.

Leia +
Mostra Ecofalante celebra Dia do Meio Ambiente e homenageia Vincent Carelli
Postado em Eventos e Campanhas em 29/05/2017 às 09h51 por Redação EcoD
Principal evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega à sexta edição, que começa na próxima quinta-feira, 1º de junho, e vai até o dia 14 em São Paulo. Com entrada gratuita em todas as exibições, o festival celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), criado pela Organização das Nações Unidas com o intuito de chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Leia +
O Portal EcoD é um projeto do Instituto EcoDesenvolvimento - O conteúdo está sob uma licença Creative Commons CC
Desenvolvido pela 220i | versão tradicional | versão mobile