O que é EcoDesenvolvimento?

O conceito Ecodesenvolvimento nasceu durante os anos 70, por conta da polêmica gerada na primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, entre aqueles que defendiam o desenvolvimento a qualquer preço, mesmo pondo em risco a própria natureza, e os partidários das questões ambientais. O termo foi proposto por Maurice Strong e, em seguida, ampliado por Ignacy Sachs, que, além da preocupação com o meio ambiente, incorporou as devidas atenções às questões sociais, econômicas, culturais, de gestão participativa e ética.

Como uma derivação do conceito do Ecodesenvolvimento, surgiu a idéia de Desenvolvimento Sustentável. Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), presidida pela a então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, adotou o conceito de Desenvolvimento Sustentável em seu relatório Our Common Future (Nosso futuro comum), também conhecido como Relatório Brundtland. O conceito foi definitivamente incorporado como um princípio durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Cúpula da Terra de 1992 (Eco-92), no Rio de Janeiro.

Em sua essência, o Desenvolvimento Sustentável também busca o equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico e serviu como base para a formulação da Agenda 21, com a qual mais de 170 países se comprometeram. A premissa básica do Relatório Brundtlan é: independente da existência de atores sociais implicados na responsabilidade da degradação ambiental, a busca de soluções seria uma tarefa comum a toda humanidade.

Existem diversas semelhanças entre os conceitos de Ecodesenvolvimento e Desenvolvimento Sustentável, o que permite a interpretação de que ambos são sinônimos, como considera o próprio Sachs. Os dois tratam de ser abrangentes conjuntos de metas para a criação de um mundo, enfim, equilibrado e com uma sociedade sustentável.

Quem somos
O portal EcoDesenvolvimento.org.br (EcoD) é uma iniciativa do Instituto Ecodesenvolvimento, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo, sensibilizar, mobilizar e educar pessoas e organizações para incorporar princípios e práticas que contribuam para desenvolvimento sustentável.

ecodesenvolvimento

Nosso Propósito
Integrar, produzir e disseminar informações com conteúdos relevantes para a conscientização e mobilização da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável.

Nossa Crença
Acreditamos que há um longo caminho a ser percorrido para que o homem tenha total consciência do seu papel no mundo moderno, contribuindo para construção de um modo de vida sustentável em sua plenitude.

Acreditamos no poder da informação para encurtar esse caminho. Informação comprometida com a causa da sustentabilidade, apresentando soluções, encorajando e inspirando pessoas, promovendo e disseminando princípios e práticas de responsabilidade social que precisam ser incorporados por todos.

Acreditamos na necessidade de se promover uma mudança de atitude, com o objetivo de acelerar a transição de um mundo baseado num modelo esgotado de relações ambientais, econômicas e sociais fragmentadas, para a nova era da sustentabilidade.

Acreditamos na necessidade emergente para o desenvolvimento integrado de ações no sentido de compatibilizar a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico compatibilizando nossas atuais necessidades com as das gerações futuras.

Acreditamos que o novo paradigma da sustentabilidade está ligado a sobrevivência, seja do planeta, da espécie humana ou dos empreendimentos econômicos.

Acreditamos que o desenvolvimento sustentável só é atingido com justiça social.

Acreditamos que EcoD e sua rede de parcerias podem contribuir para encorajar pessoas e organizações a incorporar princípios e práticas de responsabilidade social em direção ao desenvolvimento sustentável.

A nossa Sustentabilidade
Para que possamos manter nossas operações, é necessário contar com o apoio dos três setores da sociedade, desde que tenham interesse genuíno em contribuir para veiculação de informações e conteúdos, com liberdade de expressão e independência.

Quem contribui com o EcoD
Pessoas comprometidas e atuantes nos mais diversos setores da sociedade que, com o seu trabalho, contribuem para uma sociedade mais justa e um modo de vida sustentável:

Aline Lasza
Andre Flamiano Costa
Angela Márcia
Antonio Cesar Mazzoni
Antonio Pedro Gordilho de Farias Filho
Clara Corrêa
Cristiane Olivieri
Eduardo Athayde
Eleonora Portela Iglesias
Elisa Sangiovanni
Deise Fukamati
Fábio Góis
Geraldo Machado
Hélio Samuel
Isaac Edington
James Riordan
Jeferson Lelis
Jorge Cajazeira
José Roberto Caldas Pinto
José Sergio Guanabara
Lycia Neumann
Marcelo Barreto
Marcelo Linguitte
Maria Inês Carvalho
Maria Lúcia Meirelles Reis
Marina Martins
Maurício Magalhães
Maurício Fonseca
Murilo Gitel
Paulo Manso Cabral
Priscila Letieres
Rogério Arns
Rubem Passos Segundo
Susana Leal
Tereza Athayde
Tânia Tavares
Uilma Carvalho
Victoriano Garrido

O Portal EcoD é um projeto do Instituto EcoDesenvolvimento - O conteúdo está sob uma licença Creative Commons CC
Desenvolvido pela 220i | versão tradicional | versão mobile