Assembleia ambiental da ONU em Nairóbi discute ameaça global da poluição
Postado em Economia e Política em 04/12/2017 às 10h39 por Redação EcoD

poluicao-ecod.jpg
Campanha Mares Limpos visa combater poluição dos oceanos causada pelo consumo e produção de plástico
Foto: Shawn Heinrichs/ONU Meio Ambiente

Centenas de líderes governamentais, da indústria, da ciência e da sociedade civil reúnem-se a partir desta segunda-feira, 4 de dezembro, em Nairóbi, no Quênia, com o objetivo de buscar respostas para a crescente ameaça global da poluição, durante a Assembleia da ONU para o Meio Ambiente.

Em três dias, o principal fórum mundial de tomada de decisões ambientais explorará como nossas sociedades em crescimento estão poluindo o ar, a água e o solo com produtos químicos e dejetos, a um nível que coloca em risco nossa saúde e a saúde dos sistemas naturais da Terra.

Para mudar esse cenário, a expectativa é de que os líderes emitam uma poderosa declaração conjunta sobre a necessidade de combater a poluição, e que descrevam de forma realista medidas urgentes para proteger a saúde humana e os recursos naturais dos quais dependemos.

A expectativa é de que os delegados considerem uma série de resoluções, que incluem temas como o lixo no mar, o desperdício de alimentos, os arrecifes de corais e os vínculos entre o conflito e a poluição.

Eventos paralelos

A Assembleia terá uma série de eventos de alto nível, incluindo vários encontros que destacam estratégias e oportunidades para combater a poluição. Entre eles, está o Fórum Global da ONU sobre Ciência, Políticas e Negócios, no qual cientistas, legisladores e diretores de empresas identificarão oportunidades de investimento verde impulsionadas pela ciência e tecnologia. Haverá ainda a Exposição de Inovação Sustentável, que mostrará as novidades no combate à poluição com mostras, debates e experiências de realidade virtual.

O papel da economia circular na transição para um planeta livre de poluição será o centro de um fórum onde os ministros de China, África do Sul e Chile compartilharão experiências para levar a circularidade a seus esforços de desenvolvimento verde. Outro evento incluirá Paul Newman, principal cientista climático da Nasa, que dará sua visão sobre a vulnerabilidade do planeta.

Em um jantar de gala, a ONU Meio Ambiente anunciará os Campeões da Terra 2017, enquanto os seis vencedores da primeira edição de Jovens Campeões da Terra, que foram anunciados no mês passado, estarão na Assembleia para mostrar as inovações pelas quais foram selecionados.

Durante o evento, a ONU Meio Ambiente lançará a edição 2017 de seu relatório “Fronteiras”. O documento aponta preocupações emergentes, como a resistência a antibióticos e os perigos dos nanomateriais, que poderão se tornar um problema ambiental.

O Portal EcoD é um projeto do Instituto EcoDesenvolvimento - O conteúdo está sob uma licença Creative Commons CC
Desenvolvido pela 220i | versão tradicional | versão mobile