Governança inovadora é tema deste Dia Mundial das Cidades
Postado em Cidades Sustentáveis em 31/10/2017 às 10h55 por Redação EcoD

cidades-ecod.jpg
As cidades também estão presentes na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável
Foto: Jerry Kurniawan/Banco Mundial

As Nações Unidas celebram nesta terça-feira, 31 de outubro, o Dia Mundial das Cidades. A data foi criada pela Assembleia Geral e comemorada, pela primeira vez, em 2014. O tema geral do dia é "cidade melhor, vida melhor", mas a cada ano um subtema é escolhido para promover os sucessos da urbanização ou abordar desafios específicos resultantes dela. Neste ano, a ONU escolheu "governança inovadora, cidades abertas". O objetivo é "destacar o papel importante da urbanização como uma fonte de desenvolvimento global e inclusão social".

O objetivo do Dia Mundial das Cidades é promover o interesse da comunidade internacional na urbanização global, impulsionar cooperação entre países para aproveitar oportunidades, abordar desafios da urbanização e contribuir para um desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo.

Em 2016, na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, conhecida como Habitat III, em Quito (Equador), foi adotada a chamada Nova Agenda Urbana. No encerramento do encontro, o chefe do Programa da ONU para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Joan Clos, afirmou que o evento marcou o início da "jornada para o desenvolvimento urbano sustentável".

As cidades também estão presentes na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. O Objetivo 11 é "tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis".

(Via ONU News)

O Portal EcoD é um projeto do Instituto EcoDesenvolvimento - O conteúdo está sob uma licença Creative Commons CC
Desenvolvido pela 220i | versão tradicional | versão mobile