Reunião anual da SBPC destaca Inovação, Diversidade e Transformações
Postado em Ciência e Tecnologia em 17/07/2017 às 09h04 por Redação EcoD

biodiversidade-ecod.jpg
Biodiversidade é um dos temas que estarão em destaque nos debates
Foto: Mark Yokoyama/Flickr/(cc)

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) deu início no domingo, 16 de julho, em Belo Horizonte, à sua 69ª Reunião Anual. O evento, que a cada ano ocorre em um estado diferente, têm como objetivo debater políticas públicas e difundir os avanços científicos nas diversas áreas do conhecimento.

As atividades ocorrerão no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vão até 22 de julho. Os organizadores esperam receber cerca de 10 mil participantes por dia. A reunião da SBPC é considerada o maior evento científico do hemisfério sul.

O tema desta edição é “Inovação – Diversidade – Transformações”. Estarão em destaque debates sobre inovação tecnológica, biodiversidade, biotecnologia, entre outros temas.

Ao longo dos próximos dias, estarão em discussão assuntos como os novos descobrimentos sobre doenças como zika e chikungunya, o potencial de mutação dos vírus emergentes, os avanços nos direitos territoriais dos povos indígenas, a vigilância nas redes sociais, a reforma do ensino médio e os efeitos da maconha.

São mais previstas 69 conferências, 82 mesas-redondas e 55 minicursos, além de assembleias, reuniões de trabalhos e outras atividades. Com exceção dos minicursos, que têm vagas limitadas, toda a programação é aberta ao público e não há necessidade de inscrição prévia.

Na terça-feira (18), ocorrerá a entrega do 14º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e do 6º Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte. Além disso, cerca de 26 instituições como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais estarão com estandes para apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Haverá ainda a exibição dos pôsteres científicos selecionados para o evento. São 871 trabalhos ao todo. A cada dia, entre 17 e 21 de julho, 174 serão expostos. Haverá premiação dos melhores pôsteres por área de conhecimento.

Criada em 1948, a SBPC dedica-se à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente, a entidade tem 127 sociedades científicas associadas, de todas as áreas do conhecimento.

(Por Léo Rodrigues, da Agência Brasil)

O Portal EcoD é um projeto do Instituto EcoDesenvolvimento - O conteúdo está sob uma licença Creative Commons CC
Desenvolvido pela 220i | versão tradicional | versão mobile