Cebds traz ao Brasil Diálogo Talanoa sobre Mudanças Climáticas
Postado em Mudanças Climáticas em 04/10/2018 às 15h35 por Redação EcoD

talanoa-ecod.jpg

No próximo dia 19 de outubro, uma sexta-feira, o Brasil será sede de uma edição global do Diálogo de Talanoa sobre Mudanças Climáticas. Na ocasião, será apresentada uma análise com foco na realidade brasileira sobre o Relatório Especial do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Durante esta semana, cientistas do IPCC e delegações governamentais estão trabalhando na conclusão deste estudo, que mostra o que o mundo precisa fazer para limitar o aquecimento global em 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. Especula-se que este relatório será o mais crítico e controverso sobre a mudança do clima dos últimos anos.

Um dos destaques da programação do evento é a fala de Paulo Artaxo, membro do IPCC, professor titular no Instituto de Física da USP e membro da coordenação do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, que desdobrará os pontos mais importantes do relatório.

O evento será realizado no Rio de Janeiro, com realização do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) e co-organização do Museu do Amanhã e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Tem patrocínio do Bradesco, Grupo Banco Mundial, Itaú, Santander e Shell. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.cebds.org.

“O propósito do Diálogo Talanoa no Rio será conversar sobre o papel de grandes empresas no cumprimento do Acordo de Paris, além de estimular a participação da sociedade brasileira no combate às mudanças climáticas. Também ouviremos o Secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Thiago Mendes”, informa Marina Grossi, presidente do Cebds.

O que é Talanoa?
Segundo tradição de povos das ilhas Fiji, decisões para um bem maior devem ser tomadas por meio de um diálogo inclusivo, participativo e transparente. Este processo de comunicação recebe o nome de Talanoa e foi adotado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

Saiba Mais
DIÁLOGO DE TALANOA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Data: 19 de outubro de 2018
Horário: 13h30 às 18h
Local: Auditório do Museu do Amanhã - Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Programação completa e inscrições gratuitas: www.cebds.org
Patrocínio: Bradesco, Grupo Banco Mundial, Itaú, Santander e Shell.
O Portal EcoD é um projeto do Instituto EcoDesenvolvimento - O conteúdo está sob uma licença Creative Commons CC
Desenvolvido pela 220i | versão tradicional | versão mobile