Estudantes criam telha ecológica a partir de fibra de coco e embalagens Tetra Pak
Postado em EcoDesign em 14/03/2018 às 10h47 por Redação EcoD

 telhacompleta-ecod.jpg

Nosso planeta está cheio de recursos naturais, mas que, infelizmente, ainda não são muito bem aproveitados. Mas esta realidade está prestes a mudar se depender de três estudantes da Escola Técnica Estadual heliópolis (Etec), de São Paulo. Como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do curso de Administração, Keylla Maria, Danielli Santos e Eduardo Correia desenvolveram uma telha ecológica, feita a partir de fibra de coco, papel reciclado e embalagem Tetra Pak.

A professora que orientou o projeto foi Roberta Cabrera e a ideia surgiu quando Keylla estava em um dos intervalos da aula e começou a observar a caixa de uma bebida láctea que ela tomava. Ela percebeu que a caixinha era composta de papel, alumínio e polietileno e que sua reciclagem não era nada fácil. Foi assim que surgiu a ideia de reaproveitar essas caixas para fazer um produto barato para facilitar as construções sociais e reduzir impactos ambientais.

A telha ecológica é uma solução sustentável, que oferece mais resistência do que as convencionais

Keylla explica como surgiu a ideia da fibra de coco: “Adicionei papel reciclável e uma manta térmica de alumínio de embalagem Tetra Pak, que age expelindo o calor em dias quentes e retendo em dias frios. Faltava só a inovação, que veio com a fibra vegetal extraída do coco. Ela serve como ótimo isolante acústico”.

Redução de resíduos
Este projeto possibilita a redução da quantidade de resíduos sólidos nos aterros sanitários e da retirada de matérias-primas da natureza, que seriam usadas para a produção de novos produtos, além do mais, promove mais sustentabilidade para a construção civil, que é uma das áreas que mais produzem resíduos.

A telha ecológica é uma solução sustentável, que oferece mais resistência do que as convencionais. Ela também possui uma vida útil de 25 anos, a mesma das telhas de amianto. As telhas foram apresentadas na 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e após uma pesquisa de mercado, os estudantes descobriram que muitas pessoas se interessaram em comprar um produto de menor impacto ambiental.

Maravilhoso, não? Agora é torcer para que ela chegue logo no mercado!

(Via Razões Para Acreditar, com informações da CPS.SP)

O Portal EcoD é um projeto do Instituto EcoDesenvolvimento - O conteúdo está sob uma licença Creative Commons CC
Desenvolvido pela 220i | versão tradicional | versão mobile