Rede de empresas brasileiras que apoiam metas da ONU completa 15 anos
Postado em Responsabilidade Social em 23/01/2018 às 10h45 por Redação EcoD

forumglobal-ecod.jpg

Em 2018, a Rede Brasil do Pacto Global — movimento do setor privado para promover os direitos humanos e a sustentabilidade — completa 15 anos. A iniciativa nacional passou de 28 companhias signatárias para 756, crescendo em uma média anual de cerca de 200%. Suas frentes de atuação também foram ampliadas, de quatro “forças-tarefas” para seis grupos temáticos e duas comissões.

Criada em 2003, três anos após o lançamento do movimento em nível mundial, pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a missão da Rede Brasil continua sendo a defesa dos 10 Princípios do Pacto Global. A lista inclui metas sobre trabalho decente, combate à corrupção e responsabilidade ambiental. Depois da adoção pelos países-membros da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2015, o Pacto Global incorporou essa nova agenda às suas estratégias.

No Brasil, a iniciativa mantém atividades em sete áreas — gestão da água; alimentos e agricultura; anticorrupção; energia e clima; ODS; direitos humanos e trabalho; e engajamento e comunicação. “Hoje somos a quarta maior rede (nacional) do mundo”, afirma o secretário-executivo do movimento, Carlo Pereira.

Fórum Pacto Global
Para marcar o aniversário, o movimento promoverá em maio (16) o Fórum Pacto Global — 15 anos da Rede Brasil. O encontro reunirá lideranças corporativas para debater as transformações do setor privado desde o início dos anos 2000 tendo em vista o avanço das pautas de desenvolvimento sustentável.

Carlo reforça a importância do ano de 2018 para a adoção de um novo posicionamento, fundado em um modelo mais orientado para os negócios, sem perder de vista o compromisso com os ODS. A iniciativa pretende rever suas medidas de integridade, buscando a valorização dos signatários que se engajam concretamente com a sustentabilidade, bem como a preservação da sua reputação enquanto movimento ligado à ONU.

(Via ONU Brasil)

O Portal EcoD é um projeto do Instituto EcoDesenvolvimento - O conteúdo está sob uma licença Creative Commons CC
Desenvolvido pela 220i | versão tradicional | versão mobile