Referência em arquitetura sustentável, prédio do CSS concorre a prêmio internacional (saiba como votar)
Postado em Arquitetura e Construção em 21/02/2018 às 17h55 por Redação EcoD

css-destaque-ecod.jpg
O CSS completará sete anos de atividades em abril
Foto: CSS/Divulgação

As casas indígenas e o conhecimento ancestral dos povos do Xingu serviram de inspiração para que o arquiteto José Afonso Botura Portocarrero projetasse, há cerca de sete anos, o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), situado no Centro Político Administrativo (CPA) em Cuiabá (MT). Referência nacional em sustentabilidade nas construções, a edificação, que já foi elogiada até mesmo por nomes como o escritor austríaco Fritjof Capra, autor de O Tao da Física, representa o Brasil atualmente na final do prêmio mundial Breeam Awards 2018.

Interessados e simpatizantes das construções sustentáveis podem ajudar a trazer este troféu para o país, votando no link https://www.breeam.com/awards/vote-now/ (via computador ou smartphones de alta tecnologia). A equipe do CSS agradece os votos e a torcida.

“Acreditamos que, se vencermos, este prêmio vai agregar mais uma atração e diferencial aos roteiros turísticos de Cuiabá, Mato Grosso e do Brasil. Esta é a primeira vez que um edifício da América Latina chega a etapa final desta premiação mundial”, destaca José Guilherme Barbosa Ribeiro, diretor superintendente da instituição em Mato Grosso.

A solenidade de entrega do prêmio será realizada em 6 de março, em Londres

O CSS completará sete anos de atividades em abril. No período de 2011 a 2017, 83 mil visitantes brasileiros e de 26 países, entre engenheiros, arquitetos, universitários e empresários, conheceram o Centro, que oferece visita guiada aos interessados, agendadas com antecedência.

Concorrência americana
O prédio do CSS concorre junto a cinco edificações americanas na etapa final da premiação: Flatlron Crossing, do Colorado; Kierland Commons, do Arizona; Plant and Environmental Sciences Building, University of Califórnia; Queens Center, de Nova York; e Scottsdale Fashion Square, do Arizona.

Entre os seis edifícios, um será vencedor na categoria Novas Construções em Uso no Continente Americano. A solenidade de entrega do prêmio será realizada em 6 de março, no London’s ExCeL Centre, como parte da programação do Ecobuild 2018, o maior evento de construções sustentáveis do mercado mundial, realizado pela Building Research Establishment (BRE) - instituição inglesa, fundada em 1921, considerada referência mundial na ciência da construção, especialmente em projetos inovadores e sustentáveis.

Características do projeto
O processo de construção incluiu a participação de mulheres, reaproveitamento de resíduos (madeiras, pedras, etc) e o projeto se adaptou ao terreno em declive, evitando a terraplanagem e preservando a vegetação nativa.

Entre as vantagens e benefícios do projeto, se destacam:

O jardim do CSS é integrado por espécies dos biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Amazônia. Dez estações interativas sobre diversos temas (resíduos, água, energia, consumo, etc) compõem as visitas guiadas para visitantes, que são agendadas com antecedência.

Como funciona o prédio
Nesse edifício, trabalha uma equipe multidisciplinar (engenheiros civil, ambiental, florestal, eletricista e sanitarista; arquiteto; jornalista; publicitária; e advogado) que, em parceria com especialistas e consultores, desenvolvem conhecimento, informações e orientações para os pequenos negócios (temáticos e por setores e segmentos).

Até o momento, foram elaborados mais de 400 conteúdos em formato de cartilhas, infográficos, pesquisas, relatórios de inteligência, estudos de tendências, metodologias, entre outros. Todos estes conteúdos são voltados à inclusão dos pequenos negócios na ‘nova economia’ ou ‘economia em transição’ e podem ser acessados no portal do Centro: www.sustentabilidade.sebrae.com.br

(Com informações de Vanessa Brito, do Centro Sebrae de Sustentabilidade)

O Portal EcoD é um projeto do Instituto EcoDesenvolvimento - O conteúdo está sob uma licença Creative Commons CC
Desenvolvido pela 220i | versão tradicional | versão mobile