Salvador sedia evento sobre cidades inteligentes
Postado em Cidades Sustentáveis em 21/02/2018 às 10h29 por Redação EcoD

elevador-ecod.jpg
Rica em belezas naturais e culturas, Salvador receberá o Encontro Regional Nordeste para discutir cidades inteligentes
Foto: Andressa Nowasyk/Flickr (cc)

Conhecida pela gastronomia, música e arquitetura, Salvador também é destaque em outros segmentos. De acordo com o Ranking Connected Smart Cities, realizado pela Urban Systems em parceria com a Sator, a capital baiana está na primeira posição na categoria Urbanismo e na terceira colocação em Meio Ambiente.

Assim como Salvador, outras cidades da região Nordeste também serão destaques durante o Encontro Regional Nordeste, que será realizado na capital da Bahia, no dia 15 de março, no Senai Cimatec. O fórum faz parte do Connected Smart Cities, evento realizado pela Sator com a participação de empresas, entidades e governo, e tem como objetivo encontrar soluções inovadoras com foco em cidades mais inteligentes e conectadas.

O encontro é voltado para a discussão e negócios de cidades inteligentes do Brasil

O evento terá a participação do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto. Na ocasião, também será apresentado o case Região Nordeste – Salvador destacando conquistas importantes da capital - considerada referência em função de indicadores atingidos, tais como a marca de sétima colocada entre as cidades brasileiras em Mobilidade e Acessibilidade e sexta em Empreendedorismo, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities. O Encontro Regional Nordeste contará, ainda, com as participações dos representantes de Fortaleza, Teresina e João Pessoa, que apresentarão os cases de suas cidades, além dos demais convidados, representando cerca de 200 cidades.

Discussão e negócios
Segundo Paula Faria, diretora executiva da Sator, empresa organizadora do evento, o encontro é voltado para a discussão e negócios de cidades inteligentes do Brasil e, assim como no evento de 2016, realizado em Recife, esta edição também cumprirá o papel de desenhar um panorama de desenvolvimento de cidades inteligentes na região Nordeste. "O papel da tecnologia da informação, da inovação, das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e das organizações de fomento no desenvolvimento de Smart Cities serão alguns dos temas abordados no encontro", comenta.

O evento contará, também, com os palestrantes Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems e sócio do Connected Smart Cities, Bruno Pereira, da Radar PPP, Américo Tristão Bernardes, diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e Rodolfo Ribeiro, fundador da Spinafre e parceiro do Connected Smart Cities.

Os Encontros Connected Smart Cities são realizados paralelamente ao evento principal, que este ano será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Os eventos regionais buscam debater soluções para o desenvolvimento das cidades com base em informações e necessidades de cada região.

Encontro Connected Smart Cities Regional Nordeste – Salvador (BA)
Data: 15 de março de 2018
Horário: das 9h00 às 17h00
Local: Senai Cimatec - Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã – Salvador

 

O Portal EcoD é um projeto do Instituto EcoDesenvolvimento - O conteúdo está sob uma licença Creative Commons CC
Desenvolvido pela 220i | versão tradicional | versão mobile